TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

Eu, MATHEUS LUIS CASTELAN TRILICO, médico CRM 35805/PR, neurologista RQE 24818, estou convidando o(a) senhor(a) a participar desta pesquisa independente intitulada “PESQUISA EPIDEMIOLÓGICA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO BRASIL (AUTISMOBRASIL.INFO)”.
Esta pesquisa avalia pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através de dados fornecidos espontaneamente por você exclusivamente em nosso formulário de pesquisa através do site https://autismobrasil.info.

Seus dados pessoais (nome e e-mail) serão armazenados apenas para eventual contato futuro e não serão relacionados aos demais dados que você fornecer no formulário de pesquisa. Assim, garantimos que não haverá como identificar a resposta do participante em hipótese alguma. Seguiremos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para participar dessa pesquisa, você deverá concordar com este TCLE e ser maior de 18 anos completos. Após concordar, você poderá prosseguir e responder ao questionário da pesquisa. Caso não concorde, por favor não prossiga. Ao prosseguir, além de concordar, você se compromete a fornecer apenas informações verdadeiras.

Se você for o(a) responsável por algum menor com TEA, poderá preencher o formulário com os dados desse menor desde que com o assentimento dele(a).

Esse formulário é composto por diversas questões de cunho epidemiológico como idade, gênero, formação, estado civil, diagnósticos dentre outras que visam traçar o perfil da população TEA no Brasil. O objetivo primário desta pesquisa é investigar a epidemiologia do público TEA adulto, enquanto o objetivo secundário é a população com idade inferior a 18 anos completos.

Caso seja do interesse da equipe de pesquisa realizar novas investigações você poderá ser contactado(a) através do endereço eletrônico (e-mail) fornecido.

Este estudo poderá beneficiar de maneira INDIRETA os pacientes e suas famílias através da exposição de dados sobre o TEA no Brasil, contribuindo para estatísticas e políticas de saúde.
Os responsáveis por esta pesquisa poderão ser contatados para esclarecer eventuais dúvidas que você possa ter e fornecer-lhe as informações que queira, antes, durante ou depois de encerrada a pesquisa. Os dados de contato para isso estão ao final deste Termo.

A sua participação nesta pesquisa é voluntária e se você não quiser mais fazer parte da pesquisa poderá desistir a qualquer momento. A sua recusa não implicará em quaisquer danos para você.

As informações relacionadas ao estudo poderão ser conhecidas por pessoas autorizadas como outros profissionais que possam cooperar; por exemplo, médicos apoiadores. No entanto, se qualquer informação for divulgada em relatório ou publicação, isto será feito sob forma codificada, para que a sua identidade seja preservada e seja mantida a confidencialidade. Reforçamos que não será possível identificar o autor da resposta.

Ainda sobre os dados da pesquisa, eles serão publicados periodicamente no próprio portal https://autismobrasil.info para conhecimento público a fim de divulgar o quadro do TEA no Brasil de forma confiável e acessível para todos, sem custos. Poderão também ocorrer publicações em meio científico, porém, em toda e qualquer divulgação, nenhum dado que identifique o(a) participante será publicado.

As despesas necessárias para a realização da pesquisa não são de sua responsabilidade e pela sua participação no estudo você não receberá qualquer valor em dinheiro ou remuneração.
Essa pesquisa é uma iniciativa independente do próprio médico neurologista MATHEUS LUIS CASTELAN TRILICO, que não recebeu nenhum financiamento ou apoio financeiro para tal, não havendo conflitos de interesse deste âmbito.


Contato do pesquisador responsável:
MATHEUS LUIS CASTELAN TRILICO: suporte@autismobrasil.info

Ao prosseguir, eu declaro que li esse termo de consentimento e compreendi a natureza e objetivo do estudo do qual concordei em participar. A explicação que recebi menciona os riscos e benefícios. Eu entendi que sou livre para interromper minha participação a qualquer momento sem justificar minha decisão e sem que esta decisão me afete por essa pesquisa. Eu entendi que a pesquisa é voluntária e não haverá qualquer tipo de remuneração por ela. Entendi também que devo responder apenas a verdade e que minha resposta poderá influenciar a tomada de decisões, inclusive políticas públicas sobre o referido tema.